Cirandar recebe visita do Instituto Unibanco para acompanhamento de Fortalecimento Institucional

A ONG Cirandar foi visitada para cumprir uma etapa de acompanhamento da execução do edital de Fortalecimento Institucional, que é promovido pelo Instituto Unibanco. Em 2021, o Cirandar foi aprovado na seleção deste programa, que será realizado, ao todo, por três anos. Durante o período são realizadas ações visando o aprimoramento da elaboração de projetos, captação de recursos e gestão de pessoas, entre outras iniciativas relacionadas ao fortalecimento da instituição.

O coordenador de Articulação Institucional do Instituto Unibanco, Kenny Bastos, foi o representante do Instituto Unibanco que realizou a visita no Cirandar. Ele comentou suas impressões sobre o trabalho que é realizado na ONG: “foi um prazer imenso conhecer o trabalho do Cirandar mais de pertinho. Estamos iniciando a rodada de visitas técnicas e é muito bacana ver a forma como a organização vem se apropriando e aproveitando o Programa de Fortalecimento Institucional do Instituto Unibanco. Para além disso ver uma atuação de trabalho consistente com pesquisa, com leitura, cultura, letramento e apoio a refugiados é incrível e estimulante”.

A coordenadora do Cirandar Márcia Cavalcante destaca que esta parceria resulta em uma importante ajuda na expansão técnica da equipe: “o edital tem oportunizado ao Cirandar ter um movimento um pouco diferente do que teve nos últimos anos. Temos a expectativa de olhar para dentro da instituição, para as estratégias administrativas e de gestão. Acredito que isto é fundamental para o crescimento. Nestes 13 anos, temos dado uma atenção muito grande também para as ações de ponta, ou seja, com crianças, professores, de formação de leitores, mas nós encontramos pouco tempo e pouco investimento para ações que sejam de fortalecimento institucional”.

Márcia também celebra a visita feita pelo Instituto Unibanco: “para nós foi gratificante. O Kenny é uma pessoa generosa, sensível e respeitosa com a nossa organização. Foi um dia muito proveitoso para compartilharmos nossos desafios e escutá-lo, além de mostrar para ele nossas casas, que são a biblioteca central e a Biblioteca Chocolatão”.

A visita do Instituto Unibanco, realizada neste mês de setembro, faz parte de um acompanhamento que todas as entidades integrantes do edital vão ter.