Cursos Realizados

Formações, cursos e educação popular: são organizados e desenvolvidos cursos e formações para educadores sociais, mediadores de leitura, professores e estudantes nas áreas da educação, leitura, literatura, direitos humanos, saúde, infância e outras áreas para a promoção do saber e aprimoramento das práticas sociais.

OCUPA LITERATURA

Objetivo: ativar pontos de leitura em comunidades de Porto Alegre e Região Metropolitana.
 
Objetivos:
  • Mapear comunidades para a expansão da atuação; 
  • Realizar a cartografia dos territórios;
  • Potencializar ações de leitura existentes. 
  • Expandir o atendimento às comunidades empobrecidas;
  • Proporcionar o acesso ao livro, leitura, literatura e demais atividades culturais para crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos dos territórios empobrecidos;
  • Formar mediadores de leitura para atuação nos espaços;
  • Promover o desenvolvimento das políticas públicas e formação ao desenvolvimento humano através da arte.

 

Possibilidades: implementar e fortalecer bibliotecas comunitárias, espaços de leitura, malas de leitura, geladeirotecas, biketeca, e outras possibilidades, por onde a imaginação nos levar.
 
Metas: atuação colaborativa; monitoramento e avaliação das ações; formação e seleção de voluntários; formação para os educadores e gestores; ações culturais; curadoria e acervo; aprimoramento ou concepção de espaços.
 
Na prática:
  • celebração de parceria: visitas, reuniões e termo de parceria.
  • cartografia: metas curto, médio e longo prazo.
  • implementação do plano de trabalho: formações, consultoria, curadoria de acervo e voluntariado. 
 
Formação inicial para entidades:
o curso em formato virtual abordou os seguintes temas: Comunidade e Leitura; Leitura & Literatura; As possibilidades de promoção da leitura; Os livros para a infância e juventude.
 
Criação de projetos para cada instituição:
A partir da provocação no curso, cada instituição elaborou um projeto de leitura que mais se adequasse ao perfil da entidade e do público da comunidade. Muitas possibilidades para a leitura! A implementação dos projetos será em parceria com o Cirandar.
 
Equipe Técnica:
Cristina Ortiz – coordenação e articulação
Linda Inês- formação
Márcia Cavalcante – formação e curadoria
Maskote – formação
Renata Toigo – formação
Thamara Riter – formação e comunicação

RODAS DE COMPARTILHAMENTO: a educação de jovens e adultos existe e resiste

O Cirandar abriu espaço para mulheres incríveis contarem suas experiências no fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos – EJA, importante modalidade de ensino que tem interface direta com a superação da desigualdade social e a educação popular.  

RODAS DE COMPARTILHAMENTO: infância e poesias

Com a temática central “Infâncias e Poesias”, profissionais de diferentes áreas, que têm em comum o amor à infância, se reúniram para compartilhar suas ideias de forma leve e divertida, com muita interação do público.  

RODAS DE COMPARTILHAMENTO: práticas inspiradoras de leitura

Objetivos do curso: Compartilhar práticas de leitura inspiradoras realizadas por professoras e educadoras.

Os 4 encontros virtuais aconteceram com contribuição colaborativa. Os valor arrecadado para investimento nos projetos comunitários e leitura do cirandar.

Poesia é pra todo mundo, Convidada: Nati Gaspa, Mediadora: Luciana Lee 

Nati Gaspa: Professora formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Nathália ingressou em 2008, ano do primeiro ingresso de cotistas nessa universidade. Possui Mestrado em Estudos da Linguagem, atuou na educação popular como fundadora e professora no Coletivo Território Popular, foi professora da Rede Municipal de Porto Alegre por 5 anos e hoje é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Restinga. É poeta e organiza batalhas de poesia, os slams, com os coletivos Slam Peleia e Slam do Trago. Ensina que a palavra-mundo é a mais importante de se conhecer e acredita na comunicação como meio de transformação social. 

 

ESCREVIVÊNCIAS: experiências literárias de leitura, escrita e encontro em escolas da periferia de Porto Alegre

Convidada: Professora Maria Fernanda Veigas

Formada em Letras na UFRGS e graduanda em Biblioteconomia, segue a trajetória de professora sempre com foco na formação do leitor. Já participou da linda ciranda do Cirandar, atuando no monitoramento e avaliação e na coordenação de projetos. Atualmente segue mais aprendendo do que ensinando em escolas públicas de Porto Alegre! É professora na Emef Morro da Cruz e na EEEM Agrônomo Pedro Pereira, na Lomba do Pinheiro. 

Mediadora: Márcia Cavalcante 

Inspirações das histórias que brincam

Convidada:  Zeliane Sampaio

Mediador: Anderson Kubiaki 

Ze Sampaio: Profe  Zê é  Mãe, Pedagoga que brinca, contadora de histórias e idealizadora do projeto histórias que brincam na educação infantil. 

O BIBLIOTECÁRIO FORA DA BIBLIOTECA: ações culturais de incentivo à leitura como instrumento na formação do leitor

Convidada: Débora Jardim 

Escritora e bibliotecária, graduada pela UFRGS, com especialização em Teoria e Prática na Formação do Leitor, pela UERGS. Através dos livros e da leitura construiu sua própria história e de sua família. À eles dedica seu amor e sua vida e por eles se tornou bibliotecária.

Mediadora: Renata Toigo 

FEMINISMOS: caminhos que levam à igualdade

Objetivos do curso: Empoderar mulheres para a participação social e o auto reconhecimento  como cidadãs de direitos com voz ativa dentro de suas comunidades, bem como, analisar como a experiência de mulheres negras repercute sobre a literatura que esses sujeitos produzem e o cânone literário, discutindo criticamente estratégias utilizadas por escritoras para visibilizar os múltiplos sistemas de opressões que articulam as intersecções de raça, gênero e classe na sociedade.

Mediadoras:

  • Karen Lose: Educadora popular, graduada em Ciência Biológicas e Mestra em Engenharia Ambiental. Militante feminista, é coordenadora executiva do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas da ONU Mulheres. Produtora Cultural, produziu o premiado documentário “Manifestos Porongos”
  • Fernanda Bastos: Jornalista, editora e escritora. É editora geral da Figura de  linguagem e repórter da TVE. Mestranda em Comunicação e Informação pela Fabico (UFRGS), integra o Núcleo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política (NUCOP) e o Observatório da comunicação Pública (Obcomp). Possui graduação em Jornalismo – IPA Rede Metodista de educação do Sul (2009). Possui especialização em História da Arte pelo Claretiano – Centro Universitário (2016), tendo pesquisado a produção de Rosana Paulino. Também é graduada em Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFRGS  (2017).

Temas:

  • Feminismos 
  • Negritude
  • Cidadania 
  • A origem da sociedade machista (patriarcado);
  • Patriarcado e Capitalismo;
  • Estereótipos e papéis de gênero: a manutenção do machismo;
  • História do feminismo e dos movimentos de mulheres;
  • Pautas atuais do movimento feminista.

 

Local Cirandar

Público: Educadoras sociais, mulheres, professoras e demais interessadas em entender o papel de participação social das mulheres.

Realização: Cirandar

JUSTIÇA SOCIAL: garantia dos direitos humanos

Objetivos do curso: Subsidiar os participantes para atuarem como agentes de transformação na garantia dos direitos humanos: Direito à infância, direito LGBT e direito à saúde.

Mediadores:

  • Desirée Carvalho: Enfermeira, Especialista em Gestão Criativa e Inovação em Saúde, Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e Mestra em Saúde Coletiva. Tem experiência na área da saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção básica, saúde da família, gestão do trabalho e da educação na saúde, planejamento e dimensionamento da força de trabalho em saúde e participação social em saúde.
  • Célio Golin: Professor, representante do NUANCES, organizador de livros, roteirista, pesquisador e militante dos Direitos Humanos da população LGBT.
  • Carmen Oliveira: Psicóloga e Psicanalista, foi Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (2006-2012).

No curso foram tratados os temas:

    Direito à saúde com Desirée Carvalho

  • Construção do direito à saúde no Brasil
  • Direito à Saúde e o  SUS
  • Formas de participação social em saúde

    Direito à infância com Carmen Oliveira

  • Linha do tempo dos direitos à infância e adolescência;
  • Avanços do ECA em relação ao Código de Menores;
  • Direitos fundamentais da criança e do adolescente;
  • Funções do sistema de garantias de direitos;
  • Polêmicas em torno do ECA.

    Direito LGBT com Célio Golin

  • História da construção da LGBTfobia no contexto social brasileiro;
  • Organização e conquista do Movimento LGBT+;
  • O impacto da epidemia da AIDS nos gays e seus desdobramentos.

Local: CPERS 

Público: Conselheiros tutelares, educadores de instituições de acolhimento, professores, educadores e  demais interessados em promover a justiça social em seus ambientes de convivência.

Realização: Cirandar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA JOVENS E ADULTOS

Objetivos do curso: Instrumentar educadores e professores para a alfabetização e letramento de jovens e adultos, a fim de prepará-los para o exercício da cidadania e emancipação, dialogando com conhecimentos escolares e comunitários.

Medidadora: Ana Cristina Sofiati

Pedagoga, Especialista em Supervisão Escolar e Psicopedagogia, Mestra em Educação

Temas:

Os sujeitos da EJA; Juventudes Contemporâneas; Currículo; Desenvolvimento de habilidades e competências; Experiências educativas; As políticas públicas atuais para EJA, suas definições de acesso, permanência e sucesso escolar.

Local: Cirandar

Público: Educadores, professores, estudantes e demais interessados em desenvolver repertórios e itinerários para o reposicionamento através da EJA.

Realização: Cirandar

BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS E ESPAÇOS DE LEITURA: desafios e perspectivas para a formação de leitores

Objetivos do curso: Instrumentar e orientar interessados em fortalecer projetos de leitura em bibliotecas comunitárias e espaços de leitura, estabelecendo estratégias para ações culturais, mediação de leitura, monitoramento e avaliação dos projetos de formação de leitores.

Mediadores:

  • Camila Alexandrini: Professora e uma das idealizadoras do espaço “Fora da Asa – Experiências Plurais”);
  • Fernando Ramos (Idealizador e Produtor da FestiPoa Literária de Porto Alegre, Produtor de eventos musicais e literários);
  • Márcia Cavalcante (Professora, Mestra em Educação, atuante na área social há mais de 20 anos, principalmente em projetos de formação de leitores
  • Renata Toigo: Mestra em Letras, Especialista em Literatura Brasileira, com estudos em formação de leitores e mediação de leitura

 

Temas:

Bibliotecas comunitárias e espaços de leitura como forma de resistência; As bibliotecas comunitárias e espaços de leitura para além do ambiente físico; A biblioteca comunitária como espaço de formação de leitores; Prospecção de acervo alternativo e independente e Livro cartonero.

Local:  Cirandar 

Público: Instituições interessadas em fortalecer projetos de leitura em bibliotecas comunitárias ou demais espaços de leitura.

Realização: Cirandar

MEDIAÇÃO DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES

Objetivos do curso: Subsidiar os participantes para ampliação de seu repertório literário e para a construção de estratégias de mediação de leitura em seus locais de trabalho, em suas práticas acadêmicas e no convívio familiar. 

Mediadores:

  • Elaine Maritza: Professora e editora
  • Márcia Cavalcante: Professora e conselheira da ONG Cirandar
  • André Neves: Escritor e ilustrador
  • Alexandre Brito: Escritor e músico
  • Verlani da Silva: Professora

 

Temas:

Papel da leitura e suas memórias, estratégias de mediação de leitura, a importância da imagem na formação de leitores; além de poesia, música e literatura.

Local: Município de Taquara

Público: Professores, estudantes de licenciatura e demais interessados em desenvolver projetos para a formação de leitores

Realização: Cirandar

Financiadores: Secretaria de Educação de Taquara, RS.

OFICINA DE ILUSTRAÇÃO

O curso: A Oficina de Ilustração trouxe propostas teóricas e práticas visando introduzir o participante no universo da ilustração de livros infantis e juvenis. Foram conhecidos os diferentes estilos e técnicas de ilustradores contemporâneos.

Em cada encontro, partindo de um texto literário ou poesia, uma atividade prática envolvendo a linguagem gráfico-plástica foi proposta, seguida de apreciação pelo grande grupo. 

Mediadora: Laura Castilhos

Ilustradora, professora universitária e artista plástica e graduada em Artes Visuais pela UFRGS. 

Local: Cirandar

Público: Jovens e  adultos, com ou sem experiência em ilustração,  interessados em desenvolver técnicas ilustrativas.

Realização: Cirandar

LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PERSPECTIVA

Objetivos do Curso:  Oportunizar um conhecimento sobre a produção literária dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Mediador: Demétrio Paz 

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutor em Teoria da Literatura pela PUCRS (2011) e Pós-Doutor em Letras pela UFRGS (2015). Atualmente é professor adjunto de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo (RS), com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Ensino de Literatura, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Infanto-Juvenil e Teoria da Literatura.

Público: Professores, estudantes de licenciatura e demais interessados em desenvolver projetos para a formação de leitores.

Realização: Cirandar