Democratização do acesso ao livro e à leitura

A leitura é um direito humano essencial para a conscientização, a curiosidade e o empoderamento das pessoas, por isso o Cirandar trabalha com o objetivo de criar, apoiar e potencializar ações e projetos relacionadas à formação de leitores.

Conheça alguns projetos desenvolvidos pelo Cirandar:

Biblioteca Comunitária do Arquipélago

Primeira Casa da Leitura da Capital, inaugurada em 2014, a biblioteca é também a primeira ação do Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL) de Porto Alegre, implementada pelo Cirandar com aporte financeiro da Prefeitura Municipal e do Instituto C&A.

A unidade foi desativada em 2018 e está aguardando um futuro espaço. As ações culturais estão sendo desenvolvidas em parceria com diversos equipamentos culturais das ilhas do Pavão, Marinheiros, Flores e Pintada.
O acervo da Biblioteca do Arquipélago está armazenado na sede do Cirandar, aguardando o novo espaço físico.

biblio-arqui-300x200
foto_sofiacortese-0348-300x200

Biblioteca Comunitária Chocolatão

Descendo a ladeira do Residencial Nova Chocolatão no bairro Mário Quintana encontramos uma casa diferente das outras. Chama atenção por suas cores, movimentação de pessoas e crianças que buscam o local para ler, participar das atividades de rodas de leitura, mediações, encontro com escritores, saraus literários, entre outros. A Biblioteca Chocolatão foi criada em 2011 ainda no centro de Porto Alegre, antes do reassentamento de mais de 180 famílias ser construído na zona leste  da capital. O acervo dispõe de mais de 1.500 obras para empréstimo, consulta local e atendimento dos mais variados públicos.

CHOCO
biblio-choco-300x200

Anterior
Próximo

Biblioteca Cirandar

Localizada junto à sede da entidade, criada em 2008, reúne cerca de 3 mil livros de literatura brasileira, sul rio-grandense, estrangeira, juvenil, infantil, além de obras de  artes, educação, sociologia e filosofia.  Conta com uma programação intensa de palestras, encontros de formação e saraus. É um ponto de referência da população migrante e refugiada. Além disso, é um espaço acolhedor no coração da cidade de Porto Alegre, sendo muito atrativo para quem gosta de boa literatura!

Atende a todos os públicos, no sistema de empréstimo de livros, mediante prévio cadastro.

Conheça alguns projetos desenvolvidos pelo Cirandar.
É possível pesquisar o acervo das bibliotecas no catálogo on-line, disponibilizado no endereço: bibliotecascirandar.com.br.

Acompanhe as atividades culturais que acontecem nas bibliotecas nas redes sociais do Cirandar: Facebook e Instagram.