Formações, Cursos e Educação Popular

DSC04339

  A educação, a arte e a cultura são fundamentais para a constituição de sujeitos que promovem a alteridade, a emancipação, a amorosidade e a alegria. Dessa forma, o trabalho do Cirandar visa realizar e apoiar ações e projetos relacionadas à formação de professores, educadores sociais, mediadores de leitura e estudantes.

Conheça alguns projetos desenvolvidos pelo Cirandar:

  • Assessoria e Consultoria para entidades sociais e órgãos governamentais;
  • Cursos e formações nas áreas de educação, educação popular, leitura e formação de leitores, arte e cultura popular;
  • Formação para voluntários mediadores de leitura.
 
 
 

Projeto Diz Aí Comunidade

O projeto Diz Aí Comunidade é um projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura de Porto Alegre. O trabalho a ser desenvolvido visa a execução do projeto junto a quatro comunidades periféricas de Porto Alegre e está dividido em três etapas:

Etapa 1:

Formação para 40 jovens de quatro comunidades de Porto Alegre/RS (Chocolatão, Ilha da Pintada, Bom Jesus e Mário Quintana) com temáticas ligadas ao empreendedorismo negro, periférico e cultural.

Etapa 2:

Seleção de 10 jovens para cartografia nas quatro comunidades participantes do projeto, identificando boas práticas sociais, educacionais, culturais, esportivas junto a jovens, adultos, lideranças, e associações comunitárias.

Etapa 3:

Realização de 4 Festivais Culturais culturais comunitários, um em cada comunidade. Os Festivais Culturais receberão o Estúdio Móvel Gravaêh, que funcionará como ponto focal para a realização do evento.

O estúdio Móvel Gravaêh

Entre os projetos desenvolvidos pela organização está o Estúdio Móvel Gravaêh!, criado em 2010. Trata-se de um estúdio de gravação de áudio montado no interior de um ônibus altamente equipado para diversas ações culturais. Inspirado no projeto da Fundação John Lennon, que tem um estúdio móvel para gravar e lançar artistas no mercado norte americano. 

Como resultado do projeto, espera-se:

  • a valorização das boas práticas sociais, educacionais, culturais, esportivas desenvolvidas nas comunidades,
  • oportunidade de exemplo, valorização e inspiração nos territórios;
  • que os jovens envolvidos no projeto sigam sendo lideranças inspiradoras articuladas em seus territórios, valorizando os saberes populares e as culturas locais.