Oficina de Contação de Histórias para professores

No dia 15 de outubro, dia dos professores, o Cirandar contará com uma programação voltada a formação destes profissionais: a Oficina de Contação de Histórias para professores, com Leila Pereira, Karine Cunha e João Guarany.

A oficina acontecerá na Biblioteca Cirandar (Rua dos Andradas, 851), das 9h às 13h, e será dividida em três pequenos módulos: Narração de Histórias (com Leila Pereira), Oficina Vocal (com Karine Cunha) e Musicoterapia em Grupo, com João Guarany.

OFICINA DE NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS – Ministrante: LEILA PEREIRA
Objetivos:

  • Estimular o uso de narração de histórias em sala de aula;
  • Dominar as técnicas de narração de histórias.
    Temas abordados:
  • Por que contar histórias?; tipos de narrações; como estruturar uma narração; como compor os personagens; técnicas teatrais que auxiliam na narração; o texto; o corpo e a voz; figurino; adereços.
    Atividades:
  • Exercícios práticos com pequenos textos.
    LEILA PEREIRA é professora, contadora de histórias, escritora, oficineira, palestrante e atriz. Atualmente exerce o cargo de Vice-Presidente Social da AGES – Associação Gaúcha de Escritores e ministra cursos de formação em Narração de Histórias e de Língua Portuguesa. Atua como atriz no elenco da peça “… e a Tia na Lareira”, de Henrique Cambraia. Como Contadora de Histórias, atua na Editora Nova Castelo e na dupla Vitrola de Histórias, com a musicista Karine Cunha.
    Formada em Letras, pela PUC-RS; Formação Pedagógica para Docentes, pela ULBRA e
    Pós-graduação em Educação Infantil e Anos Inicias, pela UNILASALLE.
    Suas obras literárias são: O Caso dos Brinquedos Trocados (2009); A assembleia dos bichos (2010); O cravo brigou com a rosa. E agora? (2010); Tereza(2010); O trenzinho lá na serra(2010); Um presente especial (2012); CD Cantigas Cantadas (2012), com a musicista Karine da Cunha; A assembleia dos bichos – 2ª edição (2014); CD Cantigas Contadas – 2 edição (2014); Famílias de A a Z (2015); O Caso dos Brinquedos Trocados – E-book (2020).

OFICINA VOCAL – Ministrante: KARINE CUNHA
Objetivos:

  • Promover a saúde vocal dos profissionais;
  • Desenvolver a percepção musical através do canto;
  • Estimular a consciência respiratória;
  • Cantar em grupo as cantigas de roda percebendo as melodias e a harmonia (acompanhamento);
  • Oferecer recursos para que o professor possa colocar no seu cotidiano em sala de aula.
    Atividades:
  • Exercícios respiratórios; vocalises (trechos melódicos); execução das músicas do espetáculo “Cantigas Contadas”.
    Karine Cunha é musicista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde o início da sua carreira esteve atuando em dois âmbitos principais: a sala de aula e o palco. Dos bebês aos idosos, passando pela musicalização infantil e oficina para adultos, Karine tem atuado como educadora musical. Nos palcos atua como cantora, instrumentista (violão, cavaco e ukulelê), interpretando diversos repertórios com ênfase na música brasileira e como compositora e produtora musical de álbuns e shows autorais. Além do CD “Cantigas Contadas” da Vitrola de Histórias (dupla com a Contadora de Histórias Leila Pereira), Karine tem 5 álbuns autorais lançados: “Fluida”(2005), “Epahei!”(2007), “Sagrado Feminino”(2012), “Odoyá, canções pra Yemanjá”(2015) e o mais recente, álbum virtual com financiamento da Lei Aldir Blanc “Cunhãs Mulheres da Terra”(2021). E está em fase de produção “O CD do bebê”, com 10 músicas para pais e crianças de 0 a 3 anos.

OFICINA DE MUSICOTERAPIA EM GRUPO – Ministrante: JOÃO COIMBRA
Objetivos:

  • Estimular os profissionais a usarem a música como ferramenta no ensino;
  • Proporcionar um momento de qualidade de vida;
  • Demonstrar a ponte que existe entre a música e o lúdico;
  • Estimular a criatividade;
  • Utilizar a música como ferramenta de união e fortalecimento coletivo.
    Atividades:
  • Dinâmicas criadas especialmente para o momento: relaxamento; dinâmicas corporais de conexão música-corpo; técnicas de música corporal para o despertar da potencialidade sonora do corpo; canto coletivo com acompanhamento do violão; conexão ancestral com cada participante tocando chocalho.
    JOÃO COIMBRA (GUARANY) é musicoterapeuta, compositor, cantor e instrumentista. Realiza oficinas e dinâmicas musicais em grupo desde 2010. Atende crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e outros transtornos globais do neurodesenvolvimento, idosos e pessoas com transtornos psicossociais. Pós-graduado especialista em musicoterapia, fez estágio no Centro Gaúcho de Musicoterapia (CGM), sob orientação do PhD em musicoterapia André Brandalise. Como músico, lançou o álbum João Guarani (2017) e o EP Luta Cultural (2013). É filiado à Associação de Musicoterapia do Rio Grande do Sul (AMT-RS), registro 513/2022.

O investimento é de R$120, e quem se inscrever até o dia 12/10 ganha um ingresso para o espetáculo “Cantigas Contadas”, que acontecerá dia 12 também no Cirandar.
ESCOLAS: Direção de escola que inscrever mais de três professores – R$ 90,00 cada

HORÁRIO: Das 9 às 13h
LOCAL: Biblioteca Cirandar – Rua dos Andradas, 851
Para se inscrever, clique aqui.