Desde 2022, a Biblioteca Comunitária Cirandar passou a funcionar junto ao Centro de Referência da População em geral e Imigrante, localizado na Rua dos Andradas 851, Centro Histórico de Porto Alegre – RS.

Entre outros espaços de representação política e social, o Cirandar tem representação no COMIRAT-RS – o Comitê estadual de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas no Rio Grande do Sul, onde vem acompanhando a pauta da imigração de povos de diferentes nacionalidades e os desafios de sua integração em Porto Alegre.

Dentre diversas iniciativas de organizações que atuam pela garantia dos direitos ao referido público, o Cirandar entendendo seu papel na promoção da leitura, literatura e culturas populares, além de desenvolver ações junto ao público de crianças, adolescentes, mulheres e idosos, passa a desenvolver ações também direcionadas ao povo migrante e refugiado.

Conheça os projetos que contam com a participação de migrantes e refugiados:

CIRANDAS DE HISTÓRIAS: LEITURA E LITERATURA PARA CRIANÇAS MIGRANTES E REFUGIADAS 

O projeto tem como objetivo valorizar os saberes dos povos migrantes, as histórias de seus países, promovendo a cultura, a diversidade e a interculturalidade entre os povos migrantes e  refugiados com o povo brasileiro.

São realizadas Rodas de histórias protagonizadas pelos migrantes de diversas nacionalidades, como forma de integração entre as crianças brasileiras e as crianças migrantes que convivem no Brasil, oportunizando uma atuação que valoriza a interculturalidade.

Encontro com a colombiana Ángela Cuartas, mediando seu livro Tartarugas, publicado no Brasil pela Cia das Letrinhas.
 Encontro com o senegalês Bamba Toure, contando histórias de seu país para crianças.
Encontro com o nigeriano Ìdòwú Akínrúlí pertencente ao povo Yorùbá. Ele dedica-se à realização de ações de promoção das artes e cultura Yorùbá no Brasil. Trabalha com artistas da Nigéria e África em geral com foco na tradição e expressões contemporâneas da música e dança, principalmente.

O projeto também conta com  a realização de Encontro com autores gaúchos. Os momentos têm um brilho especial porque além de conhecerem a obra previamente, o público infantil  vivencia o encontro com o criador e criadora, conhece de perto, dialoga e consolida seu novo território de moradia como um espaço receptivo e acolhedor.

Encontro com o escritor Eliandro Rocha.
Encontro com a autora Leila Pereira.
Encontro com o autor Alexandre Brito.

O projeto é realizado pelo Cirandar e conta com o financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

VIVÊNCIAS EM PORTUGUÊS PARA MIGRANTES HAITIANOS

O  Cirandar mantém desde 2022 o Projeto de Vivências em Português para Migrantes, que acontece no Cirandar, no Centro Histórico. Nesse projeto, migrantes são alfabetizados em língua portuguesa a partir de um formato que prevê conhecer a língua portuguesa refletindo sobre as relações interculturais entre Brasil e seus países de origem.

 As aulas são protagonizadas por professoras e professores voluntários e contam com a presença de Rebecca Bernard, importante referência junto à comunidade haitiana, como professora intérprete.

Além disso, os migrantes também participam de mostras e eventos que valorizam a interculturalidade, partilhando vivências e saberes com a comunidade de Porto Alegre.

Nesse projeto, precisamos garantir o material pedagógico, o transporte escolar e a contratação de um intérprete para o desenvolvimento das atividades. Tudo isso só é possível através de uma ciranda de muitas mãos – com a contribuição mensal dos nossos apoiadores – e a atuação das voluntárias educadoras no projeto. Você acredita no poder transformador da Educação? Quer fazer parte desse projeto? Conheça nossa campanha: #EuFaçoCirandar, na aba Apoie.

Vivências em português centradas na interculturalidade.

FESTIVAIS CULTURAIS DO POVO MIGRANTE

Realização de  Circuitos Culturais com uma programação que inclui: exposições culturais, encontros com autores, apresentações musicais e teatrais, saraus literários, bate-papo cultural e educativos abrangendo temáticas culturais e educacionais.