Nossos Marcos

O Cirandar busca ser referência na promoção da leitura, literatura, educação, arte e culturas, para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, através da consolidação de projetos para a promoção do saber e da educação integral.

Desenvolve projetos que propõem apoiar, incentivar e criar redes de ações comunitárias e práticas sustentáveis, fomentando alianças para o aprimoramento das práticas sociais, possibilitando a vivência cidadã em sua plenitude, contribuindo para a concretização de políticas públicas

#BIBLIOTECAS - Atuação em bibliotecas comunitárias

    O Cirandar acredita que a leitura é um direito humano essencial para a conscientização, a curiosidade e o empoderamento das pessoas. Diante disso, atua para apoiar e potencializar ações e projetos relacionados à formação de leitores. A organização gerencia duas bibliotecas comunitárias: a Biblioteca Comunitária Arquipélago, na Ilha Grande dos Marinheiros; e a Biblioteca Comunitária Chocolatão, no Residencial Nova Chocolatão, no bairro Mário Quintana.

  Situadas em periferias do município de Porto Alegre, regiões afetadas por dificuldades em infraestrutura e migrações forçadas, mas também comunidades com amplos saberes culturais e populares, as bibliotecas comunitárias são exemplos de espaços acolhedores, em que se desenvolvem experiências de leitura compartilhada, onde mediador e leitor constituem fortes vínculos; e a leitura é potencial na construção da identidade desses indivíduos. Além de mediações de leitura, os espaços também propiciam o convívio entre crianças e jovens da comunidade e são sede para encontros com escritores, oficinas, saraus, rodas de conversa, música e outras atividades que buscam valorizar a cultura popular local. Além desses dois espaços, o Cirandar gerencia uma terceira biblioteca, junto à sede da organização, no Centro Histórico de Porto Alegre.

    A atuação da organização neste sentido já foi agraciada com diversas distinções. Entre elas, o prêmio Fato Literário, concedido pelo Grupo RBS, pela sua atuação junto às bibliotecas comunitárias, em 2010.

    Outra iniciativa do Cirandar foi a criação, em 2008, do projeto Redes de Leitura – Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre. O objetivo é promover a leitura como um direito social, através do fortalecimento coletivo de bibliotecas comunitárias situadas em associações comunitárias e instituições sociais, nas comunidades de periferia de Porto Alegre. Desde o surgimento do projeto, mais de dez bibliotecas comunitárias já passam pela Rede.

    Além disso, o projeto Conexão Leitura RS, criado em 2014, tem o objetivo de ampliar os debates sobre políticas públicas do livro e da leitura no Estado do Rio Grande do Sul, disseminando práticas de e relatando experiências em bibliotecas comunitárias e coletivos culturas de Canoas, Caxias do Sul, Taquara e Porto Alegre. Realizado pelo Cirandar e apoiado pelo programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, o Conexão Leitura RS acontece em várias cidades brasileiras e conta com seminários, palestras e outros eventos para a democratização da leitura e fortalecimento das políticas públicas.

#GRAVAÊH - Estímulo à cultura no Estúdio Móvel

    O Cirandar trabalha para evidenciar os saberes comunitários e a cultura popular, garantindo protagonismo e o empoderamento dos agentes locais. Entre os projetos desenvolvidos pela organização está o Estúdio Móvel Gravaêh, criado em 2010. Trata-se de um estúdio de gravação de áudio montado dentro de um ônibus altamente equipado para ações de música, cinema, literatura, teatro e exposições culturais. Iniciativa pioneira no Brasil, o Gravaêh funciona como Centro Cultural Itinerante oportunizando, além da gravação de músicas, atividades culturais que acontecem no entorno do ônibus.

    Inspirado no projeto da Fundação John Lennon, que tinha um estúdio móvel para gravar e lançar artistas no mercado, o Estúdio Móvel Gravâeh já realizou mais de 90 turnês, gravou mais de 300 artistas e estacionou em 25 cidades do Rio Grande do Sul, incluindo a capital. Mais de 20 mil pessoas foram atendidas diretamente por esse projeto.

    “Quando o Gravaêh entra com todo o seu equipamento na comunidade ele torna a arte e a cultura acessíveis a todos de maneira democrática e fácil. É importante que mais projetos como o Gravaêh surjam para que as pessoas que não têm acesso e não saem de suas comunidades possam ter acesso. E a arte tem que ser para todo mundo. Ela ter que ser acessível, linda, democrática.” Negra Jaque, cantora.

#LEITURA - Fortalecer políticas de livro e leitura

    Entendendo a leitura como direito humano o Cirandar sempre busca fazer parte das lutas sociais de fortalecimento da causa da leitura, tanto em Porto Alegre, quanto no Rio Grande do Sul e também nacionalmente. Entre as iniciativas neste sentido, a organização leva com ênfase a pauta para às comunidades de atuação, articulando com as redes de fortalecimento local e os agentes comunitários.

    A representação institucional também sempre é motivo de dedicação à entidade, que vem conquistando assentos em diversos órgãos colegiados de representação ligados ao tema. Confira alguns exemplos da participação do Cirandar:

– Integrante do Grupo de Trabalho de criação do Plano Municipal do Livro e leitura de porto Alegre de 2010 até 2012

– Assento de representação no conselho municipal do livro e leitura 2013 – 2014

– Integrante da comissão de elaboração do Plano Estadual do Livro e leitura do Rio Grande do Sul – 2013

– Assento no colegiado estadual do livro e leitura – 2012 -2014 / 2016- 2017

– Assento no colegiado setorial do livro e leitura do Ministério da Cultura – 2012 – 2014 / 2015-2016

– Assento no Conselho Diretor do Plano Nacional do Livro e Leitura – 2012-2014

    “Conheço o Cirandar desde que surgiu em 2008. À época eu era o Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL e lutávamos para que esse Plano, fruto do esforço de formação de leitores há dezenas de anos no Brasil, pudesse marcar uma nova fase e a conquista de uma Política de Estado, permanente e supragovernamental, para as políticas públicas de leitura. Todo o PNLL foi construído com a participação ativa da sociedade civil engajada no tema e posso testemunhar que o Cirandar, com seu trabalho consistente de atuação nas Bibliotecas Comunitárias e no fomento à formação de políticas públicas de leitura no Rio Grande do Sul, foi um parceiro sempre presente, atuante, influenciador nas inúmeras ações empreendidas naquele período e durante toda a atuação forte que o PNLL teve até 2015 no âmbito federal. Hoje, com a conquista da Lei 13.696 de 12/7/2018 que instituiu a Política Nacional de Leitura e Escrita – PNLE, o Cirandar, amadurecido nos seus jovens dez anos de vida, certamente terá muito a contribuir para o fortalecimento de políticas, programas e ações que formem leitores plenos e exerçam seu direito à leitura e à cidadania.” José Castilho Marques Neto, doutor em Filosofia, professor da UNESP/SP, consultor internacional para livro, leitura e bibliotecas.

#CRIANÇA - Defesa ao direito de ser criança

    O Cirandar dedica atenção plena à ideia de que, nos espaços comunitários gerenciados pela entidade, as crianças têm protagonismo. Diante disso, a organização promove iniciativas geradoras de momentos de criatividade, amorosidade e formação. As diversas linguagens artísticas, como música, teatro, teatro de bonecos, literatura e artes plásticas são propulsoras para a formação das crianças e jovens – tudo isso permeado de uma metodologia que evidencia a educação popular como fonte de formação social dos indivíduos.

    Um exemplo disso são os Guardiões das Bibliotecas Comunitárias. Uma vez por ano, são escolhidas três crianças para serem guardiãs dos espaços. A escolha se dá pelo destaque dessas crianças como leitoras, por serem presenças frequente nas atividades das bibliotecas e por contribuírem com a harmonia do local. É uma forma de reconhecer a atuação delas nesses espaços e também na comunidade como um todo, já que elas mobilizam e incentivam outros jovens.

    Há também uma atenção especial às famílias e às instituições (como escolas e outras entidades sociais), complementando o atendimento em rede para garantir uma formação holística às crianças.

    “A Biblioteca é muito importante pra mim. Eu passo muito tempo nela e vou aprendendo coisas novas com os livros e com o educador”. Gabrielly Nol, 12 anos, guardiã da Biblioteca Chocolatão

    “O trabalho de mediação de leitura que o Cirandar faz com as crianças de jardim é de suma importância para a construção do tipo de cidadão que nós queremos formar. Cidadões que são ativos na organização de uma sociedade consciente e crítica. E através da leitura que a criança interage com o ambiente e com o cotidiano dela. E necessário que a criança se familiarize, tenha contato com os livros desde o berçário, de seus primeiros anos. Na educação infantil a literatura desperta diferentes habilidades nas crianças como linguagem, ampliação do vocabulário, criatividade, descoberta do mundo da imaginação, além de criar um mundo de fantasia já que elas escutam as histórias, imaginam e recontam. Se em casa a família já não tem o hábito da leitura, as crianças ja tem esse hábito na creche então vão introduzir também para casa, vão incentivar os pais. Cada semana elas levam um livro pra casa e quando isso acontece a interação também é muito importante, já que os pais leem junto com elas. Priscila Goulart – Escola de Educação Infantil Nossa Senhora da Salete da Vila Chocolatão

#GESTÃO - Foco no profissionalismo e competência

    Os desafios às entidades sociais no campo da administração, captação de recurso, gestão de pessoas são sempre muito grandes. Para isso, nos últimos anos, o Cirandar vem buscando se profissionalizar, investindo recursos em formação e aprimoramento de equipe, qualificando os processos de seleção de pessoal.

    Uma consultoria realizada em 2016 junto ao Instituto GESC (Gestão para Entidades da Sociedade Civil), de São Paulo, ajudou a redesenhar os fluxos administrativos e propôs novos rumos para a sustentabilidade da entidade. Entre as novidades, foi implementado um novo modelo de governança, para aprimorar o processo de gestão de pessoas, além do desenvolvimento de um setor estratégico para mobilização de recursos. Quem esteve à frente desse processo foi a conselheira e fundadora do Cirandar Márcia Cavalcante.

    Com experiência no aprimoramento de gestão de entidades de todo país, o Instituto GESC observa as particularidades de cada instituição e implementa uma metodologia de gestão moderna e eficaz para potencializar as entidades e garantir que elas sejam mais sustentáveis dentro de sua missão.

    Temos notícias de que o conhecimento adquirido na participação do Cirandar no programa GESC – Gestão para Entidades da Sociedade Civil, na turma de 2017, tem sido utilizado em várias iniciativas da organização voltadas para a modernização e fortalecimento de sua gestão.” Alfredo dos Santos Junior – Diretor Executivo do Instituto GESC.

#VOLUNTARIADO - Experiência no cuidado ao próximo

    O Cirandar é uma das entidades referência quando o assunto é voluntariado. A organização atua, desde 2008, de maneira permanente, em parceria com o Instituto C&A, mobilizando pessoas que querem contribuir com o trabalho de base comunitária desenvolvido com crianças, jovens e mulheres nas comunidades parceiras. Funcionários voluntários das lojas C&A de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Pelotas participam das atividades formativas.

    Além disso, entre os anos de 2013 e 2015, o Cirandar recebeu voluntários de outros países, como Peru, México, Bélgica, Itália e Espanha, a partir de uma parceria com a AIESEC (Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales), uma organização que une empresas, estudantes e instituições de ensino em torno de uma visão única: o jovem como instrumento das mudanças no mundo. Os voluntários internacionais atuaram nas bibliotecas comunitárias de Porto Alegre em parceria com os educadores sociais e demais voluntários do Instituto C&A, com ações de mediação de leitura e outras atividades culturais.

    Atualmente o Programa de Voluntariado do Cirandar está voltado para ações de formação, capacitação e desenvolvimento desses voluntários para ações de mediação de leitura com crianças e mulheres nas bibliotecas comunitárias Chocolatão e Arquipélago.

    As iniciativas do Cirandar nesse sentido já foram destaque em diversas reportagens na imprensa e vem sendo premiadas anualmente, inclusive com reconhecimentos nacionais.

    “Trabalho na C&A há 17 anos e sou voluntária desde que ingressei na empresa. O voluntariado sempre contribuiu muito para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Sempre quis fazer a diferença na vida das pessoas e não sabia como. Com a chegada do Cirandar como parceiro, nós, voluntários, crescemos muito. A organização sempre nos orienta, mostrando o melhor caminho.” Rachel Moreira Stelczyk, conselheira do Instituto C&A.

#FORMAÇÃO - Capacitação de profissionais

    Ao longo da trajetória, mais de 70 profissionais já passaram pelo Cirandar, como educadores sociais, bibliotecários, produtores, artistas e coordenadores pedagógicos, entre outros. A entidade sempre se preocupou com a capacitação e qualificação de sua equipe e, por conta disso, investe em formações continuadas em educação popular, em arte e cultura como propulsoras da vida e da criatividade, formação politica e de participação social, literatura, e direitos humanos, por meio de cursos, palestras e seminários.

    É muito significativo para o Cirandar ver que vários desses profissionais que já passaram pela entidade estão hoje em espaços sociais seguindo o caminho da formação de novas pessoas e nos ajudando a ampliar as redes de formação.

    Maurício Alves é um exemplo disso. Morador do Morro da Cruz, ele foi educador social da Biblioteca Comunitária Chocolatão, estando envolvido em ações do Cirandar por cerca de cinco anos. Entre outras atividades, ele fazia contação de histórias e trabalhava poesia com as crianças. “Ele é um grande talento, uma joia rara. Acompanhou a criação do Cirandar, passou por diversas formações da entidade e seguiu carreira”, conta Márcia Cavalcante, conselheira da organização. Hoje, Maurício trabalha com a escritora Chris Dias na Kombina, um centro itinerante de cultura móvel, e atua também em outras entidades sociais.

    “Para algo dar certo na vida, eu acredito que é preciso duas coisas: força de vontade e oportunidade. Eu fui a minha força de vontade e o Cirandar foi fundamental para o meu desenvolvimento, crescimento e, sobretudo, para o meu conhecimento. Se hoje eu sei mediar boas histórias, integrar pessoas nessa ciranda popular de saberes é sim graças ao Cirandar. Então, aos profissionais do Cirandar, o meu muito obrigada por essa linda trajetória.” Maurício Alves, educador social.

#EDUCAÇÃO - Fortalecimento da educação pública

    Além de atuar para o empoderamento comunitário, por meio de iniciativas culturais nas bibliotecas que gerencia, o Cirandar também desenvolve ações de formação destinadas a educadores e professores. Ao longo desses 10 anos, a organização esteve junto a escolas públicas e entidades sociais promovendo momentos de formação nas áreas de leitura, cultura e educação popular.

    Entre eles, um destaque é o seminário internacional “O papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade”, promovido pelo Cirandar em parceria com diversas entidades públicas e privadas durante as Feiras do Livro de Porto Alegre, que já está em sua oitava edição. Esses encontros reúnem representantes de diversas bibliotecas comunitárias de diferentes estados brasileiros e contam com uma programação voltada para o fomento do livro e da leitura.

    Em 2011, o Cirandar esteve à frente do projeto Escola de Leitores, que buscava orientar e implementar projetos de leitura em escolas publicas das cidades de Natal, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A atuação do Cirandar na capital foi em conjunto com o Instituto C&A e a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre atendendo as escolas municipais.

    Desde 2015, a interface com as Secretarias de Educação tem se intensificado, buscando fortalecer o ensino público com formações que misturam conteúdos teóricos e o compartilhamento das práticas populares desenvolvidas nas comunidades em que o Cirandar atua. Na comunidade Vila Nova Chocolatão tivemos turmas de EJA do programa Brasil Alfabetizado, implantada pela Secretaria Municipal de Educação com investimentos do Fundo Nacional do Desenvolvimento de Educação (FNDE) em parceria com o Cirandar.

    No ano de 2017, o Cirandar estabeleceu parceria com a Secretaria de Educação do município de Taquara, promovendo um curso de formação de mediadores de leitura. Uma atividade voltada para professores, estudantes de licenciatura e demais interessados que buscou subsidiar os participantes para ampliação de seu repertório literário e para a construção de estratégias de mediação de leitura em seus locais de trabalho, em suas práticas acadêmicas e no convívio familiar.

    “A contribuição do Cirandar foi essencial para a qualificação das práticas leitoras na nossa escola, com destaque para o nosso sarau. A partilha generosa de conhecimentos e consistência das dinâmicas oferecidas pelo Cirandar nos ajudaram a qualificar o nosso acervo, melhorar o espaço para o leitor e enriquecer o processo de mediação de leitura.” Ana Beatriz Oliveira Domingues, coordenadora da biblioteca da EMEF Sen. Alberto Pasqualini.

    O Cirandar também cumpre um papel importante durante a programação da Feira do Livro de Porto Alegre. Confira algumas ações realizadas com parceiros:

    – Seminário Redes de Leitura, realizado nos anos de 2009, 2010 e 2011, reunindo mais de 350 pessoas

   – Seminário Internacional “O papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade”, realizado nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015, reunindo mais de 1,3 mil pessoas.

Cirandar em Números

0 mil
Livros emprestados
0 mil
Beneficiados em ações culturais
0 mil
Pessoas em Saraus Culturais
0
Voluntários em Ações Educacionais e Culturais
0
Organizações Comunitárias ou Privadas parceiras
0
Comunidades beneficiadas no RS
0
Escolas envolvidas em Projetos Educacionais
0
Cidades receberam Projetos Culturais
0
Organizações Públicas parceiras em Projetos​
0
Bibliotecas Comunitárias ou Espaços de Leitura implementados