Leitura marca tardes de estudantes da Escola Paula Soares na Biblioteca Cirandar

Biblioteca repleta de estudantes e preenchida pela magia proporcionada pela leitura. Este tem sido o ambiente das últimas tardes de quarta-feira na Biblioteca Cirandar. Estudantes da Escola Estadual Paula Soares, situada no Centro de Porto Alegre, têm participado, no Cirandar, de rodas de leitura e formação de leitores, além de outras atividades culturais.

O público desta iniciativa, voltada ao bairro que acolhe a sede do Cirandar, é formado por alunos de turmas do 1º e 2º anos. Desde o dia 17 de agosto, os grupos participam das iniciativas de leitura. Na última quarta-feira (31/08), foi realizado o 1º encontro com autor. Na ocasião, o escritor Eliandro Rocha – autor de livros como “Roupa de brincar”, “Quantas rodas tem uma bicicleta?” e “Amigo secreto” – visitou a biblioteca e interagiu e conversou com a gurizada sobre suas obras, que preencheram as tardes de leitura que antecederam o encontro.

A professora Mara Barcellos da Cunha, de turmas dos anos iniciais da Escola Paula Soares, salienta a importância do contato destas crianças com a leitura através da Ciranda de Histórias: “a formação de novos leitores e apreciadores de literatura acontece a partir da contação de histórias. Também, principalmente de quem está no início da alfabetização, do contato com o livro, com o autor, com um contador ou contadora de histórias. Há necessidade de ações desta natureza porque os que começam a ler, que descobrem gosto pela leitura, eles precisam ter a oportunidade de conviver com leitores que amam ler, que gostam das histórias, que demonstram prazer na hora de ler a história para os outros”.

A professora Mara projeta consequências positivas para as crianças: “este trabalho feito pelo projeto será de grande valor para as turmas que frequentam a Ciranda de Histórias, para que, com o tempo, a semente fique plantada”.

As atividades acontecerão até o final do ano com as mesmas turmas, buscando ampliar o gosto pela leitura dos pequenos e contribuir ao processo de letramento no inicio da vida escolar.