Livros: “pegue e leve” do Cirandar distribui cerca de mil exemplares por mês

O sistema de distribuição de livros “pegue e leve” da ONG Cirandar tem feito sucesso no coração do Centro Histórico e contribuído para fazer com que novas leituras estejam mais perto das pessoas. Desde abril deste ano, quando passou a ocupar um novo espaço, o Cirandar deu início à iniciativa do “pegue e leve”, que fica à disposição de quem circula pelo bairro, oferecendo gratuitamente livros dos mais diversos gêneros. A média mensal dos que foram pegos e levados – e certamente lidos – é de mil exemplares.

Para a coordenadora Márcia Cavalcante, do Cirandar, o exemplo do “pegue e leve” demonstra que, se houver disponibilização de livros, há quem buscará lê-los: “é surpreendente pensar que muitas pessoas dizem que os brasileiros não leem e não se importam com livros, quando, na verdade, o que nos falta são politicas públicas de democratização de acesso ao livro. Os livros são caros no Brasil e há poucas bibliotecas públicas e comunitárias, mas quando são colocados à disposição livros em boas condições, com títulos especiais, eles são levados com carinho pelo público”.

O “pegue e leve” do Cirandar é direcionado a quem circula pelo Centro de Porto Alegre. Sejam crianças, jovens, adultos ou idosos, basta passar na frente da nossa biblioteca, retirar o livro e aproveitar a leitura.

A Biblioteca Cirandar funciona de terça a sexta-feira, das 13h à 19h, e aos sábados, das 14h às 17h, mesmo horário em que o “pegue e leve” fica disponível ao público na calçada da Rua dos Andradas, 851.