Festa Junina gera grande movimento na Biblioteca do Cirandar

A Biblioteca do Cirandar se encheu de cor para receber um numeroso público no sábado (02/07), durante a 1ª Festa Junina da nova sede, situada na Rua dos Andradas, 851, no Centro Histórico. Dezenas de pessoas passaram pelos variados espaços, que deram forma à festividade. Foi uma tarde de alegria, celebração e cultura junina.

A programação teve início às 15 horas. Entre as atrações musicais estiveram o grupo Tribo Brasil, que tocou diversos sucessos de forró e baião; Música nas Alturas, um trio de pernaltas, que pôs os visitantes da biblioteca para dançar ao ritmo de forró mesclado com MPB e pop; e Toque de Comadre, um coletivo de mulheres, tocou temas de coco, cacuriá e ciranda, além de músicas essencialmente juninas.

Em outros espaços da Biblioteca Cirandar foram realizadas brincadeiras, como jogo das argolas, pescaria e rabo do burro, além de barraca do beijo. Também foram comercializadas comidas e bebidas tradicionais de festa junina: bolo de milho, pamonha, canjica, quentão, pipoca, paçoca, cocada, rapadura e pé de moleque, entre outras.

O projeto Kombina também esteve estacionado em frente à biblioteca, oferecendo diversas brincadeiras às crianças e aos adultos, organizadas pelos educadores Maurício Alves e Matheu Corrêa.

Além disso, bancas com produtos específicos de diversas coletividades estiveram integradas à Festa Junina do Cirandar. Tiveram espaço no evento a arte ancestral indígena Guarani Mbyá, roupas africanas confeccionadas por Khadim Diop, do Senegal, e artesanatos produzidos com arame reciclado pela família venezuelana Yegres Galindo, que presenteou o Cirandar com uma linda escultura de arame em forma de árvore.

O evento foi encerrado com uma quadrilha e uma ciranda, puxadas pelo grupo Toque de Comadre.

Confira o vídeo sobre o evento: