Cirandar planeja ações para parte final de 2022

A equipe da ONG Cirandar esteve reunida, no último sábado (13/08), para planejar as ações que serão realizadas no segundo semestre de 2022. A oportunidade também serviu para avaliar os primeiros sete meses do ano, que foram movimentados por mudança de endereço e a realização de diversas ações na nova Biblioteca Cirandar, como a inauguração do novo espaço, Noite dos Museus e Festa Junina. No Encontro Formativo, também foram apresentadas novas integrantes à equipe do Cirandar.

O segundo semestre será marcada por iniciativas em variadas frentes. Na Biblioteca Cirandar (Rua dos Andradas, 851), o calendário de atividades fixas é preenchido pela Ciranda de Histórias aos sábados, as Vivências de Capoeira Angola às quintas e as aulas de português para migrantes haitianos às terças até dezembro, entre outras. Na Biblioteca Comunitária Chocolatão (Rua Mario Juarez de Oliveira, 261), o trabalho de letramento, promoção da leitura e da cultura segue sendo desenvolvido junto a cerca de 50 crianças. Na região das ilhas, as iniciativas do Cirandar, a partir da emenda destinada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS), vão se concentrar em mediações de leitura, encontros com autores e organização de clubes de leitura, contemplando ações nas Ilhas da Pintada, Flores, Pavão e Marinheiros, em conjunto com seis parceiros comunitários.

Equipe ampliada
A partir desta segunda parte do ano, a equipe do Cirandar conta com mais integrantes: a bibliotecária Simone Peixoto Maia (CRB–10/1537), que passa a atuar na Biblioteca Cirandar, e as educadoras sociais Bruna Ferreira de Oliveira e Jaqueline Iepsen da Silva Correa.

Simone (E), Bruna (C) e Jaqueline (D)

Simone destaca a importância, para ela, desta etapa no Cirandar: “ter a oportunidade de fazer parte, contribuindo para a promoção da leitura, estimulando o conhecimento e despertando o interesse pelas artes em pessoas de todas as faixas etárias é uma missão extremamente nobre e enriquecedora. Participar desta formação de equipe, podendo vivenciar o propósito, o objetivo, as ações e acompanhar os resultados faz que com eu identifique a minha contribuição frente a este projeto integrativo e entenda a responsabilidade que compete a cada um de nós”. A bibliotecária complementa sobre o Encontro de Formação: “ter sido acolhida neste ambiente fraterno, colaborativo e transparente desperta o sentimento de pertencimento e faz toda a diferença para que possamos ser mais assertivos nas atividades propostas. Agradeço à equipe que mobiliza pessoas e recursos na busca incansável pela realização dos sonhos”.

O Encontro Formativo, realizado na Biblioteca Cirandar, no último final de semana, foi marcado pela integração. A equipe foi apresentada ao plano da segunda parte de 2022 e houve recepção às novas voluntárias Cláudia Maria Maia Garcia e Rozelene Machado Barros, que atuarão na Biblioteca Chocolatão. Ainda foi promovida uma roda de saberes e fazeres comunitários com o Mestre Guto, liderança cultural e parceiro do Cirandar que compartilhou diversas aprendizagens.

O horizonte do Cirandar até o final de 2022 está marcado, apontando para a promoção da leitura, da cultura e da realização de sonhos.