Pesquisa Adote Um Escritor analisa projetos de leitura e relação com a comunidade nas escolas

O projeto de pesquisa sobre o Programa Municipal Adote Um Escritor, da Secretaria de Educação de Porto Alegre, encontra-se no 2º ciclo. A ONG Cirandar atua como executora no trabalho de investigação, iniciado em 2021. Esta iniciativa tem como finalidade apontar a importância do programa para a formação de leitores em Porto Alegre e como ele pode servir de referência para outras cidades do país. Dividida em três ciclos, a pesquisa busca olhar para os diferentes sujeitos que compõem o programa: quem cria, quem executa na escola e quem aprende.

Neste 2º ciclo, o projeto de pesquisa visa identificar e analisar projetos de leitura realizados nas escolas e a respectiva relação deles com o território comunitário.

O 1º ciclo da pesquisa teve como objetivo observar os documentos fundantes do programa. Esta etapa foi realizada através da escutatória com agentes da fundação do programa e de estudo em arquivos e relatórios.
Já o 3º ciclo, previsto para o ano de 2023, buscará analisar o impacto do programa no aproveitamento escolar, na apropriação do código escrito, no letramento e na alfabetização dos estudantes.

A pesquisa tem financiamento do Instituto Unibanco, resultante da premiação de um edital para fortalecimento de políticas públicas de educação.