Cirandar recebe apoio do Instituto Unibanco para pesquisa

O Cirandar foi contemplado pelo Edital de Fortalecimento Institucional do Instituto Unibanco, juntamente com 30 organizações no Brasil comprometidas com a garantia do direito à educação, que desenvolvem iniciativas e projetos conectados com a aprendizagem, a redução das desigualdades e a construção de uma escola pública inclusiva, democrática e de qualidade. O Instituto Unibanco apoiará os projetos por período de 3 anos.

Com esse apoio, o Cirandar vai desenvolver uma pesquisa qualitativa, dividida em três ciclos, que se dedicará a analisar os impactos do Adote um Escritor, um programa de política pública de leitura, da cidade de Porto Alegre, que completa 20 anos em 2021.

No primeiro ciclo da pesquisa será analisado o Programa de Leitura, seus documentos e histórico, realizando entrevistas com profissionais que contribuíram para a criação e continuidade do Programa (professores, escritores, entre outros agentes importantes). No segundo ciclo da pesquisa serão analisados os desdobramentos do Programa no currículo das escolas e sua articulação nos territórios comunitários, serão ouvidas os professores, estudantes e parceiros comunitários. No terceiro ciclo da pesquisa será feita a análise final do impacto do Programa Adote um Escritor, observando os aspectos que envolvem a leitura, a literatura e o processo de formação leitora, aspectos que influenciam no aproveitamento escolar, na apropriação do código escrito, no letramento e na alfabetização dos educandos. O projeto ainda prevê seminários de formação ao final de cada ciclo e, uma publicação impressa com os resultados da pesquisa.

A pesquisa será desenvolvida pelo Cirandar e contará com Márcia Cavalcante e Renata Toigo como pesquisadoras.

Márcia Cavalcante, coordenadora institucional do Cirandar destaca: “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento, pois acreditamos que essa será uma grande oportunidade de comprovar a importância do Programa de Leitura Adote um Escritor na formação de crianças e adolescentes, estudantes das escolas municipais de Porto Alegre.”

O sonho do Cirandar para educação brasileira é contribuir para a construção de comunidades leitoras, para a superação do analfabetismo funcional entre as crianças, adolescentes e jovens e, acredita que programas de leitura, como o Adote um Escritor, contribuem em grande escala para a reversão desse cenário; atuam na promoção do imaginário, do pensamento crítico, do domínio do código escrito, da oratória e, auxiliam na formação de sujeitos ativos comprometidos com a participação social.