Fomento à leitura e atuação em rede

Cirandar participa de curso de mediação de leitura promovido pela Editora Paulinas e amplia a atuação comunitária

Propor uma reflexão sobre as múltiplas linguagens da literatura e sobre sua importância no seu processo de formação de leitores fluentes. Esse é o objetivo do curso “Literatura Infantojuvenil nas múltiplas linguagens”, promovido pela Editora Paulinas e que já está em sua 11ª edição. Todos os anos, a editora oportuniza a participação do Cirandar no curso, oferecendo bolsas para os educadores sociais da entidade. Desta vez, porém, o Cirandar optou por estender esta oferta: além dos educadores e equipe pedagógica da entidade elencou e cedeu uma bolsa à professora Priscila Rodrigues Goulart, vice-coordenadora da Osicom (Obra Social Imaculado Coração de Maria) – Barbara Maix – escola situada na mesma comunidade da biblioteca comunitária.

“Acreditamos que, dessa forma, com a parceria da Editora Paulinas, conseguimos ampliar a nossa atuação comunitária e em rede”, diz Márcia Cavalcante, conselheira do Cirandar.

O curso trata do incentivo e do caminho para se formar leitores, a relação do mediador com o processo de formação e suas responsabilidades em relação à seleção e planejamento de situações significativas com leitores em formação. Segundo a editora, também busca mobilizar a comunidade escolar para ações e projetos que valorizam o livro, a leitura e a literatura no imaginário social, além de discutir aspectos relevantes de textos literários que levem à compreensão do ato de ler em sua complexidade e desdobramentos.

“Percebemos uma necessidade de que esses encontros de formação sejam ampliados como projetos contínuos e que ocupem um espaço no calendário escolar para atender a uma necessidade de formação que discuta a materialidade do livro ilustrado, o diálogo entre imagem e palavra, o texto narrativo e sua estrutura, a historicidade do escritor no reflexo na sua obra e tantos outros temas importantes para a compreensão de obras clássicas e contemporâneas para a infância e a juventude. E, dessa forma, contribuir com a formação leitora de crianças, professores, mediadores de leituras e apreciadores de literatura para infância e juventude”, explica Edinei Consalter, consultor da Editora Paulinas.

Para Adriana Tomiello, coordenadora pedagógica do Cirandar,  as parcerias com as redes comunitárias são importantes para o fortalecimento e desenvolvimento de ações e projetos voltados para a democratização do acesso ao livro e à leitura. “A Paulinas é uma grande parceira, que promove o conhecimento, compartilhamento e empoderamento através de uma agenda cultural de cursos e oficinas de qualidade, que valorizam temas variados, autores importantes e com potentes olhares”.

O educador social Erick Flores destaca o papel da literatura como ferramenta transformadora da realidade. “O curso me mostrou todo um lado mais sensível e humano. Aguçou o poder de questionamento e a visão crítica sobre as coisas, sobre os livros, sobre a biblioteca e sobre a sociedade como um todo. E isso reflete nos leitores.”

E graças a essa oportunidade, o conhecimento e o compartilhamento de experiências saiu do ambiente da biblioteca para chegar até a escola, impactando ainda mais a comunidade local da Vila Chocolatão. É o que conta a vice-coordenadora da Osicom, Priscila Goulart: “o curso está nos ajudando a qualificar a mediação de leitura na escola. É uma oportunidade para conhecermos autores novos, recebemos indicações de livros de diferentes tipos de literatura, técnicas de como contar histórias. É bem gratificante! E eu chego na escola e repasso o que aprendi para as demais educadoras”.