Exposição “Aqui é um lugar bom de se viver” está em exibição na Biblioteca Cirandar

No sábado, dia 24/02 aconteceu no Cirandar a abertura da Exposição “Aqui é um Lugar Bom de se Viver!”, organizado ao longo do último semestre por estudantes da disciplina de Projeto Arquitetônico II, da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, sob a orientação de Ana Elísia da Costa, que é arquiteta, doutora, professora do Departamento de Arquitetura da UFRGS e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel.

A exposição fala sobre a Vila Santa Terezinha, antiga Vila dos Papeleiros. O tema parte do conflito de percepções atuais sobre ela. Apesar de ser um “lugar bom de se viver” para muitos dos seus moradores, ela vive um estigma histórico de ser “feia, suja e marginal”.

Na abertura da exposição, a programação foi diversa e envolveu a todos os presentes durante todo o sábado. Houve a criação do “livro vivo”, com depoimentos de moradores da Vila, a atividade “grafitando em rodas de conversa”, a partilha do almoço, uma oficina de miniaturas de carrinhos e pintura e a realização de três shows: Banda Ecos, Grupo 023 e o Samba de Roda com Jane Oliveira.

A exposição foi resultado de um trabalho de muita sensibilidade, construído a partir de uma escuta ativa e de muita presença, na qual a história dos moradores, do território e da comunidade se entrecruzam. Através das fotografias expostas, tiradas em oficinas realizadas pelos estudantes com os moradores, era possível ver capturadas a potência do que se é vivido na comunidade. Além disso, as narrativas dos moradores presentes sobre o trabalho de reciclagem realizado no bairro fortaleceram o debate sobre a importância do papel dos catadores e a marginalização vivida por eles e pelo próprio território.

Registramos nosso agradecimento à professora Ana, aos estudantes e à comunidade Santa Terezinha. Uma alegria receber essa linda exposição em nossa casa.

A exposição estará em exibição até o dia 09/03, no Cirandar – Rua dos Andradas, 851

Saiba mais sobre a exposição em: https://www.ufrgs.br/jornal/uma-vila-uma-exposicao-e-um-projeto-outro/