Sede do Cirandar será reinaugurada em novo endereço neste sábado

O corredor cultural que se estende do Memorial do Rio Grande do Sul até a Usina do Gasômetro, no centro da capital gaúcha, ganha um novo espaço. A biblioteca comunitária do Cirandar será reinaugurada em novo endereço neste sábado (23/04). A nova sede fica localizada na Rua dos Andradas, nº 851, no térreo. Uma programação de poesia e música marcará a data.

A ONG Cirandar atua desde 2008 na promoção da leitura, literatura, educação, arte e cultura junto a crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Além da biblioteca central, a instituição é responsável também pela Biblioteca Comunitária Chocolatão e atua em outras comunidades com projetos de leitura.

Biblioteca Comunitária do Cirandar
Na nova casa, funcionará uma biblioteca com um acervo de aproximadamente 2,5 mil livros e atenderá moradores e frequentadores da região central de Porto Alegre. As obras disponíveis têm temática variada: literatura brasileira, estrangeira, infantil e juvenil, além de arte, comunicação e leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS.

Para realizar empréstimos, será necessário o preenchimento de um cadastro, além da apresentação de documento de identidade e comprovante de residência. A biblioteca funcionará de segunda a quinta-feira e sábados, das 14 e 18 horas; e sextas-feiras, das 9 às 18 horas.

Para o segundo semestre, o Cirandar projeta a realização de cursos voltados para leitura, educação e infância. A programação poderá ser acompanhada aqui, em nosso site.

Cirandas de Histórias
A partir deste 23 de abril, Dia Mundial do Livro, também serão realizadas Cirandas de Histórias. As rodas, voltadas ao público infantil, acontecerão aos sábados, às 16 horas, com acesso gratuito.

Programação da reinauguração
> 15h30 – Cortejo de Poesia com Mário Pirata e Fernanda Poletto
> 16h30 – Pocket show com Nicola Spolidoro
> 16h45 – Ciranda de Histórias com Anderson Kubiaki, Luciana Lee e Fernanda Poletto
>18h – Live Set de Tha¡$.
> 18h30 – Sarau do Cirandar. Presenças confirmadas: Alexandre Brito, Antônio Schimeneck, Caio Riter, Christian David, Ediane Gheno (Piqui), Eliane Bruél, Lilian Rocha e Gentil Saraiva Jr.
> Presenças confirmadas: Alejandro Suárez, Vitor Martinez, Rodrigo Apolinário, Zé do Pandeiro e Clube do Pandeiro de Porto Alegre.
> Encerramento com Samba de Roda do Ponto de Cultura Africanamente.

O microfone será aberto para quem quiser trazer seus textos e músicas e contribuir com o Sarau.

Como colaborar com o Cirandar?
As atividades desenvolvidas pelo Cirandar podem ser fortalecidas através da campanha de financiamento coletivo: apoia.se/cirandar. Pessoas físicas e jurídicas também podem contribuir com a ONG através da dedução do Imposto de Renda.

Atendimento à população imigrante
No novo endereço do Cirandar, funcionará também o Centro de Referência à população e aos Imigrantes, em uma parceria com o Governo Estadual, público para o qual o Cirandar passará a promover iniciativas específicas nas áreas cultural e gastronômica a partir do segundo semestre de 2022. As ações serão voltadas principalmente para as comunidades senegalesa, angolana, haitiana, venezuelana e argentina, que são as populações imigrantes mais numerosas na Capital Gaúcha. O centro será gerido pela CONIIB e funcionará a partir de junho.

Histórico da ONG
O Cirandar foi fundado no ano de 2008 e funcionava desde então no 3º andar da Cia de Arte, na rua dos Andradas, nº 1780. A ONG, que é certificada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e pela Secretaria Estadual do Trabalho de Assistência Social, foi criada com a proposta de desafiar, fortalecer e mobilizar as redes comunitárias em prol do saber e da cultura. Para isto, realiza programas e projetos de intervenção pautados na educação como ferramenta de transformação social.

A equipe do Cirandar é composta por educadores sociais, bibliotecária, artistas e integrantes da equipe administrativa.