(RE)PENSANDO AS AÇÕES EM TEMPOS DE COVID-19

Devido à pandemia causada pelo COVID-19, desde 16 de março o Cirandar suspendeu as atividades presenciais nas bibliotecas e sede administrativa. A equipe continua trabalhando Home Office finalizando relatórios, realizando planejamentos e pensando alternativas para o futuro. Mas para seguirmos promovendo projetos de impacto social precisamos neste momento continuar ativos.

Nessa direção, buscamos compreender as diferentes perspectivas do novo cenário por meio de um diálogo com nossa rede de colaboradores e de parceiros. Logo entendemos a importância de disponibilizar, remotamente, oportunidades de conexão culturais para nossos diversos públicos que estão, como nós, em suas casas, mas ainda assim com suas ideias em movimento.

Diariamente são disponibilizados no grupo de whatsapp com adolescentes, jovens e famílias da comunidade Chocolatão diversos conteúdos digitais culturais: poemas, audiobooks, livros digitais, mediações de leitura com educadores e voluntários, vídeos, músicas, atividades pedagógicas e culturais, brincadeiras, grafite, lives com escritores, entre outros.

Tudo para manter conectados a comunidade Chocolatão, o Morro Santana e a Biblioteca Comunitária Chocolatão/Cirandar com as diferentes expressões de arte e também trazendo dicas para que esse momento de isolamento se torne mais leve.

Para continuar prestando solidariedade às famílias e comunidades, onde o Cirandar desenvolve projetos, que estão sofrendo mais diretamente os efeitos da pandemia, mais do que nunca, confiamos na potência criativa e colaborativa dos indivíduos e das redes para a (re)construção de novos futuros – mais humanos, mais empáticos e mais equitativos.

As comunidades, onde o Cirandar atua, têm demandado apoio para cestas básicas, materiais de higiene e limpeza. Para isso, a equipe vem buscando parceiros para mobilizar doações às comunidades em que atua.