CIRANDAR RECEBE PRÊMIO TEIXEIRINHA DE CULTURA POPULAR

O Prêmio Teixeirinha de Cultura Popular 2019 é promovido pela Secretaria da Diversidade Cultural e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania que premia iniciativas propostas por Mestres e Mestras e Instituições Privadas sem fins lucrativos. Ele tem o objetivo de reconhecer a atuação e a contribuição do trabalho dos praticantes das Culturas Populares e Tradicionais.

O Cirandar foi premiado pelas atividades realizadas na Biblioteca Chocolatão, assim como nas escolas parceiras da região, onde são desenvolvidos encontros culturais semanais através da atuação do Educador Social Maskote, focados na valorização da cultura e experiências afro brasileiras e dos povos originários do Brasil, envolvendo crianças, adolescentes e jovens.

Quais são essas atividades?

O uso dos ritmos capoeira angola, maculelê e samba de roda tem o objetivo de transmitir um saber popular que é potencialmente um transformador social, integrando de uma maneira lúdica o corpo e a mente. Além disso, a literatura e as rodas de conversa promovem o conhecimento sobre a história dos povos afro brasileiros e originários do Brasil, suas manifestações populares e sua cultura que se mantêm vivos ainda hoje!

“Para o jovem ter vontade de conhecer a cultura popular, ele tem que vivenciar e entender que ela está no nosso dia a dia, na rua, está na nossa história.” comenta Maskote, educador social do Cirandar.