PESQUISADORA NORTE-AMERICANA REALIZA ESTUDO NA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA CHOCOLATÃO

Ansley Medlicott esteve, de 13 a 18 de maio, realizando estudos na biblioteca Comunitária Chocolatão para incrementar suas pesquisas de mestrado no Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Educação da University College London (Inglaterra).

O estudo – “Explorando as Imaginações e a Temporalidade numa Biblioteca Comunitária em Porto Alegre” – tinha como objetivo compreender, do ponto de vista das crianças, como a leitura afeta suas vidas e como elas definem suas experiências de leitura. No período da pesquisa, crianças de 05 a 12 anos participaram de atividades individuais e coletivas de caráter lúdico, onde puderam contar suas experiências com os livros e, por tabela, evidenciaram a importância da Biblioteca do Chocolatão em suas vivências.

Ashley Medlicott nasceu nos EUA, radicada em Porto Alegre desde os 9 anos, voltou ao seu país para ingressar em uma faculdade americana. Formada em pedagogia, trabalhou desde um orfanato no Equador até uma escola de jardim de infância no Japão.

A Pesquisadora, que agora estuda Sociologia da Infância e Direitos Infantis em Londres (UCL), ficou encantada com o profissionalismo e a dedicação do Cirandar. Entre outras coisas, declarou: “a paixão que o Cirandar tem pelos seus objetivos e valores (os direitos, o empoderamento, e a educação cultural e literária das crianças – e de toda a comunidade) são reais, vivos, e verdadeiros. O amor que a comunidade Chocolatão tem pelo Cirandar e por todos os que entram nas portas da biblioteca é claro, e me considero uma pessoa incrivelmente abençoada de poder ter vivenciado este relacionamento, mesmo que por pouco tempo” (Ashley Medlicott).